PERGUNTAS FREQUENTES


Perguntas frequentes sobre acupuntura:


1-Quais são os problemas podem ser tratados através de acupuntura?

R: Segundo WHO (Organização Mundial de saúde) e outros fontes:

WHO: http://acupuncturetoday.com/mpacms/at/article.php?id=29001

Outra fonte: https://www.acufinder.com/Acupuncture+Information/Detail/What+can+acupuncture+treat+

De um modo geral a acupuntura é eficiente nos problemas de saúde crônicos, e também, para os problemas de saúde, onde os pacientes podem sentir dores, incômodos, cansaço, fraqueza e outros sintomas, porém, tais sintomas não são detectados com sucesso através do exame de sangue, raio X etc. Nesse caso, provavelmente o paciente tem algum tipo de bloqueio energético que poderia ser tratado pela acupuntura com eficiência.  


2-O que a acupuntura trata?

R: A acupuntura trata energias. Ela pode tratar os problemas de saúde através de vários recursos como acupuntura, moxa, Tui Na e etc. Através dos manuseios desses recursos citados para alcançar o equilíbrio energético dos pacientes que por sua vez traz o bem estar. Portanto, quando o objetivo é atingido, o benefício atinja todo o corpo, seja físico ou emocional. Segundo Prof. Tsai, além do bem estar, os pacientes podem ficar bem mais tranqüilo (menos ansioso), disposto, qualidade de sono é melhorado, olheiras esclarecidas, o peso normalmente pode ser reduzido etc.         


3-Como se procede para ser tratado com a acupuntura?

R: Primeiro é necessário agendar uma consulta para que o acupunturista possa diagnosticar seu problema energético para poder ser tratado através de acupuntura, Tui Na, moxa e outro recurso na medicina tradicional chinesa.


4-Quantas sessões por semana são necessários para o tratamento?

R: Normalmente podem varia de 1 a 2 sessões, porém,  somente a partir da segunda sessão que será possível para que o acupunturista possa fazer uma avaliação,  e determinar a seqüência do tratamento de acordo com a reação do paciente após da primeiro tratamento.
Pois, mesmo sendo problema de saúde iguais, dependendo da estrutura física e o estado energético, faixa etária de cada indivíduo. O prazo de tratamento podem ser totalmente diferente um com outro, Por exemplo: tem o paciente que perde 5 kg de peso depois de uma sessão de acupuntura, como também, tem paciente perde 2 kg de peso após um mês de tratamento.
Lembrando que perde o peso ou clarear as olheiras é conseqüência natural quanto o corpo se atinge o estado de equilíbrio energético com o tratamento de acupuntura. Diferentemente comparado com muitos remédios que promete perde peso, porém, depois que suspender o remédio, os efeitos colateral desses remédios, podem voltar com mais violência fazendo com que o paciente engorda mais ainda, sem mencionar os males que tais remédios possam causar para fígado, rins e outros órgãos.


5-Qual a diferença entre o processo de tratamento de acupuntura com o tratamento tradicional?

R: De um modo geral, na medicina tradicional os remédios tratam os sintomas, enquanto a acupuntura procure restabelecer o estado de equilíbrio para poder fornecer melhoria geral do nosso corpo, incluindo o estado emocional.  
O processo de acupuntura é comparado com a limpeza de uma esgoto que está cheia de estagnação (sujeiras), ao começar limpar, pode começar sair muitas sujeira e maus cheiros, porém, nessa hora, deve continuar o processo de limpeza até o corpo fique límpido.
Então, quando um paciente começa o tratamento, alguns meridianos (dependendo do tipo de problemas), podem estejam bloqueados, nesse caso, o acupunturista pode fazer uma limpeza, por exemplo, através de Tui Na para desbloquear canais que estejam entupidas, em seguida, é tratado com acupuntura para ajudar a circulação de energia até que o corpo fique limpo.
O processo se repete até que o corpo esteja equilibrado energeticamente.
Nesse exemplo entendemos que não adianta fazer uma limpeza de 10% ou 25% no esgoto que está cheia de sujeira (coceiras nas pernas ou no corpo e outros sintomas), pois, dessa forma, a estagnação volta a entupir em questão de dias ou semanas. E sim, deve fazer uma limpeza total para que evitar que estagnação volta.
O Prof. Tsai sempre aconselha também as pessoas a prática de Tai Chi Chuan/meditação Taoísta/ Chi Kung, após o tratamento para manter a melhoria conseguida, pois ele sempre diz: “melhorar é fácil, o difícil é manter”.