Eu pratico treino de Tai Chi Chuan desde 2006, e ao longo do tempo tenho sentido vários benefícios que essa prática tem proporcionado à minha saúde.
Gostaria de compartilhar um fato que ocorreu na semana passada.
Eu e a minha esposa temos feito exames oftalmológicos de rotina, anualmente, numa boa clínica oftalmológica, normalmente com o oftalmologista de nossa preferência. Na semana passada, entretanto, fomos atendidos por um outro oftalmologista, pois o nosso estava de férias.
Ao examinar a minha ficha, após analisar o meu histórico, entre outras coisas ele observou que eu já tinha catarata (opacidade do cristalino, que faz a gente enxergar as coisas meio embaçada) há algum tempo, e que estava piorando ao longo do tempo, e que nessa progressão provavelmente eu teria que fazer cirurgia de catarata em breve. Disse que a acuidade visual de uma pessoa sem catarata tem índice 1,0 (ou 100% ou 20/20) e que no meu caso estava com índice 0,7.
Em seguida fez teste da minha acuidade visual, e para surpresa nossa, mais dele do que a minha, constatou que a minha acuidade visual atual era 1,0 (ou 100% ou 20/20). Ele disse que tinha que refazer o teste, e ao refazê-lo, deu novamente índice 1,0. Ele disse que nunca havia visto acontecer isso, e a conclusão dele era que o médico anterior tinha cometido erro de anotação. Fiquei em dúvida.
Depois disso foi a vez da minha esposa. Ela também já tinha catarata, só que estava em situação melhor que a minha. Ao fazer o teste agora, o índice dela deu pior do que o índice medido anteriormente. яндекс
Assim concluí que as anotações que o médico anterior tinha feito, provavelmente, não estavam erradas, e que a melhora na minha acuidade visual provavelmente se deve a prática de Tai Chi Chuan.
08/11/2015 Kinjiro Sekiguchi