Tudo começou em Julho de 2012. Estava sentindo muita dor na cabeça e nos ossos da face. Fui ao pronto socorro, pois não estava conseguindo realizar as tarefas do dia-a-dia. Lá o médico, diagnosticou Sinusite e receitou corticóide e antibiótico. O primeiro por 3 dias e o segundo por 10 dias, sem ao menos colocar a mão em mim e sem realizar nenhum exame. Claro, que a dor era tanta que tomei os medicamentos prescritos. Após esse tratamento a minha vida se transformou para pior.
A princípio tive diarréias, depois vieram as dores de estômago e dores fortíssimas nas costas. Como raramente,não ficava doente e também não tomava antibióticos há uns 20 anos ou mais, imaginei que algo estava mais errado ainda. Comecei a marcar diferentes consultas médicas, porque a cada médico que eu ia, não sabiam o que fazer comigo.
Primeiro fui ao clínico geral com especialidade em Cardiologia, pois a 10 anos costumo realizar exames para prevenir alguns males, comuns em minha família, por exemplo, hipertensão. O médico pediu vários exames:todos os possíveis de sangue, urina, ultrassom abdômem total, eletrocardiograma e outros relacionados ao coração, ultrassom da tireoíde, e me disse que com certeza era estresse.
Nessa consulta, prescreveu alguns medicamentos manipulados, mas cheia de dúvidas não tomei, esperando o resultados dos exames. Os exames estavam todos normais. As dores nas costas, cada vez mais piorando, eu procurei um ortopedista.
Este disse que eu estava sem alongamento e precisa fazer alguns exercícios em casa e fazer algumas sessões de fisioterapia, e realizei mais alguns exames um deles foi a ressônancia magnética da coluna vertebral, pois comecei a suspeitar de algo grave.
As dores eram constantes e transitavam pelo corpo. Cheguei sentir dor até nos dedos do pé. A dor vinha para o cotovelo, para os braços e pernas, para o abdômen, iam transitando pelo corpo, até mesmo descargas elétricas na cabeça.
Comecei a ficar com medo e ansiosa com os resultados dos exames. Fui realizar a ressonância o mais rápido possível. O tempo passava e minha angústia aumentava. Fui realizar o exame extremamente tensa, o meu corpo saltava da maca de tão tensa que me encontrava. Mais um exame e nada.
Procurei então um Pneumologista, pois achava que poderia haver algo no pulmão. Fui muito bem atendida por este especialista. Fiz um raio X do pulmão porque ele disse que eu precisava ver para acreditar que não tinha nada. Realmente o exame não revelou nada.
Este especialista foi um dos que indicaram Acupuntura. As dores de estômago só aumentavam.
Fui ao Gastroenterologista, diagnosticou a Síndrome do intestino irritável e com exames a Gastrite e Esofagite. Tomei os medicamentos que ele receitou, por 30 dias. Mesmo assim as dores não passavam, comecei a ter medo de dirigir devido as fortes dores, com medo de causar um acidente e envolver outras pessoas naquele desespero em que eu me encontrava. As dores na cabeça eram intensas, o pescoço ficou totalmente rígido, o ouvido zumbia, fora as tonturas e mãos geladas e taquicardia. Deixei de trabalhar por uma semana, pois tinha medo de passar mal e não estar sob os cuidados de minha mãe. Eu dormia pouco, não tinha vontade de comer, minha auto estima foi abaixo. Minhas forças estavam se esgotando.
Foi quando fui ao Neurologista, aos prantos pedir uma ressonância cerebral. Mais uma vez tudo dentro da normalidade. Apenas me receitou um relaxante muscular, que tomei mas não vi resultado nenhum.
Nos intervalos de um exame e outro e nas esperas pelas consultas, fui parar 2 vezes no hospital. Na última vez, a médica para tentar acertar e diminuir a minha dor, me deu 5 medicamentos de uma vez e mesmo assim não tive alívio nenhum. Emagreci em 3 meses 5 quilos.
Foi quando uma pessoa de extrema confiança, me indicou o centro taoísta, enfatizando a seriedade do profissional e a confiança que eu poderia ter no tratamento. Quando cheguei estava extremamente assustada, insegura, início de sídrome do pânico, chorava muito, fortes dores nas costas e cabeça, e desesperada ainda mais, com medo de não achar saída, pois até aquele momento nenhum dos profissionais haviam elucidado o meu caso.
Após 3 meses de Acupuntura, fazendo duas sessões semanais, tomando o chá e seguindo as instruções do Professor Tsai, venho melhorando a cada dia.
Os sintomas de depressão, o choro, a síndrome do pânico, foram os primeiros sintomas a desaparecerem. Logo nas primeiras semanas já estava mais confiante.
Agora durmo bem, estou me alimentando melhor e as dores diminuíram muito. Estou conseguindo trabalhar e realizar as tarefas em casa,mais tudo com muita cautela. Aprendo em toda sessão com o professor, que diz: “tem que ter paciência, que aos poucos tudo vai melhorar”.
Estou aprendendo até ter paciência, pois a Acupuntura trouxe de volta a esperança de ficar bem. Até mesmo o descolamento de unhas que eu tinha no dedão do pé, que eu fazia tratamento há mais de 2 anos está quase toda refeita. A queda de cabelo que era intensa, nas primeiras sessões, cessaram.
Hoje acredito que este é o caminho, pois se não estivesse neste tratamento estaria entupida de remédios e com o corpo e mente destruídos, como eu já estive. Graças a indicação e ao Professor Tsai estou me recuperando cada dia mais.
Espero voltar escrever em breve, mais sobre meus avanços na Acupuntura, pois os sintomas agudos foram sanados e os crônicos requerem tempo, paciência, insistência e espero conseguir voltar há não ter dores.
Até mais, obrigada, Professor Tsai.
03/02/2013 Alessandra de Souza Affonso