Seja bem vindo ao Centro Taoísta -
21 de novembro de 2024

Fale Conosco

(11) 98164-1338

Chose your language here
Portuguese English Spanish Chinese (Simplified) Chinese (Traditional)

A MELHORIA DE SAÚDE ATRAVÉS DE PRÁTICA DE TAI CHI CHUAN, MEDITAÇÃO E ETC.

Dando uma analisada em meu momento de vida atual como praticante de Tai Chi Chuan, noto uma significativa melhora em minha saúde e, principalmente, em outras partes de minha vida. E isto que eu queria compartilhar, o quanto o Tai Chi(e a filosofia Taoista, por trás desta prática) pode equilibrar não só a saúde, mas outras partes, como: vida familiar, sentimental, trabalho, etc. Mas como isso funciona? Como simples exercícios, ou movimentos de artes marciais praticados de modo suave e lento, ou uma meditação em movimento pode promover saúde física e equilibrar outras partes da vida?

O que posso dizer é que o Tai Chi e Acupuntura que também atuam na mesma linha, trabalham com o Equilíbrio Energético, ou estabilidade do fluxo de energia pelo corpo, o que promove saúde, melhora ou até cura dos mais diferentes tipos de doenças. Este equilíbrio é sentido e mantido ao praticar os exercícios e meditação, produzindo sensação de paz e relaxamento. Eu tinha dito Filosofia Taoista, pois muitos acham que trata-se a prática do Tai Chi Chuan, apenas um conjunto de gestos, meditação, mas não é só isso. O Tai Chi é regido por leis universais, melhor dizendo: conceito de equilíbrio ou meio termo, leveza, paciência, constância, compaixão, amor e muita outras, isso quer dizer que há lado teórico também.

A prática é constante, onde exige-se que diariamente façamos os exercícios, também é necessário que busquemos sempre: deixar hábitos negativos e melhorar nosso caráter, ou seja é um esforço em conjunto para melhorar gradativamente, cada execução de exercício e; também, cada atitude, a forma como tratamos as pessoas, soltar o que faz mal, perceber e praticar o que é bom. Digo isso, pois na busca pelo equilíbrio energético(ou evolução na prática de Tai Chi), se estes pontos não forem devidamente ajustados, a saúde regride. Então, sinto que meus principais problemas de saúde diminuíram bastante e outros, simplesmente sumiram, porém se não der atenção a esses pontos ou não me manter em dia, eles podem voltar. Então, sinto que pouco a pouco vou melhorando, ao ponto que já não são mais grandes problemas pra mim. Daí para perceber que este equilíbrio vai atingindo não só a saúde, mas mudando o ser humano em sua totalidade.

Por isso, é importante saber o que te faz mal e que te faz bem, uns dos principais benefícios do Tai Chi Chuan. O professor Tsai sempre fala: “treino de energia te dá o compasso e a régua”, o que é importante perceber, pois as mudanças ocorrem e na maioria das vezes não notamos elas acontecendo, ou coisas que já melhoram ou até pioraram e não nos damos conta. Digo isso, pois notei também que meu sono melhorou bastante, hoje em dia durmo muito bem. Mas, pelo fato desta mudança ter ocorrido ao longo de um bom tempo de treino, aos poucos, isso fez com que eu não percebesse. Porém, olhando para o meu passado, onde deitava na cama e demorava as vezes duas horas para dormir, vejo o quanto melhorei, de modo que hoje pego no sono com facilidade e durmo melhor.

Vale frisar que na verdade os meus problemas de saúde tiveram um papel importante. Assim como no famoso símbolo de Yin e Yang(símbolo do Tai Chi), há aquele ponto branquinho no preto e também o pretinho no branco. Então, em algo ruim há também algo bom – tudo tem os dois lados. Em outras palavras, problemas que estamos enfrentando podem ser um trampolim para que melhoremos. Ao passo que sem eles, eu não teria dado a devida atenção a prática de Tai Chi e tão pouco teria despertado em mim a vontade de espalhar essa prática que me faz tão bem e não só isso, buscar alcançar níveis mais elevados, algo que se tornou hoje em dia meus principais objetivo de vida.

Por fim, o mais especial que percebi neste caminho é o quanto me traz paz, alegria e motivação de viver ou em outras palavras: felicidade, nada paga isso. Antes vivia buscando coisas materiais, buscando algo que me completasse, procurando fora, almejando ser isso ou aquilo, pensando que minha vida só se tornaria boa se tivesse tal coisa ou fizesse tal conquista. Hoje em dia, tento evitar essas coisas, lembrando que o que o que falta está em si próprio, longe das vontades, anseios, medos, longe do ego. Este procurar deve ser na verdade um “soltar”. Percebo que a prática leva ao desprendimento, a soltura dos pensamentos, emoções e preocupações. E isso o que tenho tentado e aos poucos vejo que pequenas coisas vão soltando, pois é um processo, exige anos de treino. Então, só posso expressar profunda gratidão ao professor Tsai, por me ajudar sempre, por esses preciosos conhecimentos passados, pelo trabalho que faz e espero ajudar a partilhar este caminho, pois vejo inúmeras pessoas com problemas que a medicina ocidental não traz uma melhora e sei que com o Tai Chi e Acupuntura essas mesmas pessoas poderiam ter uma alternativa.

19/08/2018  Henrique Decimus   

Compartilhe: