Seja bem vindo ao Centro Taoísta -
21 de novembro de 2024

Fale Conosco

(11) 98164-1338

Chose your language here
Portuguese English Spanish Chinese (Simplified) Chinese (Traditional)

AS PALAVRAS DO PROF. TSAI

"As Reflexões Taoístas"

O conteúdo desta página foi transferido para nosso Blog Oficial, onde você encontrará não somente as novas reflexões Taoístas escritas pelo Prof. Tsai, como também, conhecer as atividades e as novidades que acontecem com os alunos e os pacientes.

Obs.: Acesso nosso Blog, selecione o assunto que mais lhe interessa pelas “Categorias” que estão localizadas no final da coluna esquerda, ou se preferir, envie sua pergunta pela aba “DÚVIDAS“.

Artigo

SINAIS DE ERRO NO NOSSO CORPO

É curioso perceber, após anos na carreira de acupunturista, que a maioria das pessoas não percebe e desconhece as mensagens energéticas emitidas pelo nosso corpo como se ele estivesse dando “sinais de erro”.

“Vários sintomas manifestados num paciente como enxaqueca, cansaço, ansiedade, dores, cólica, etc , muitas vezes resumem-se apenas em desequilíbrio de Chi ( energia)”

Tais sinais como dor de cabeça, sentir a boca amarga, fraqueza, palidez, manchas nas pernas, olheiras e muitos outros sintomas na verdade estão nos alertando, nos avisando, emitindo sinais de perigo antes que o corpo fique doente fisicamente. Este alerta é realizado através dessas “manifestações energéticas”, antes que os problemas de saúde cheguem ao estágio físico. Se pensarmos bem, com um pouco de bom senso, é maravilhoso e fantástico o que este corpo é capaz de fazer para nos prevenir dos problemas de saúde.

Porém, infelizmente, o que ocorre na verdade é basicamente o contrário. Hoje a maioria das pessoas quando sente indisposição, normalmente toma remédios para amenizar os sintomas, ou faz cirurgias para “eliminar” determinado problema.

Acredito que muitas pessoas já passaram por experiências semelhantes. Tomar remédios reduz temporariamente os sintomas, e as cirurgias geralmente resolvem um problema para às vezes gerar outro talvez ainda pior…
Por quê? Podemos falar sobre isso em duas partes. Primeiro, as pessoas normalmente agem de forma imediatista e, segundo, a medicina convencional adotada hoje normalmente trata os problemas de saúde já no estágio físico (males já constatados através de exames).
Ou seja, os pacientes já estão no ciclo patológico, assim, dificultando a realização daquilo que chamamos de “medicina preventiva”.

“O Chi ( energia) une o corpo e a alma: o bem estar físico está intimamente ligado com o bem estar emocional e vice-versa. Por isso, ao cuidar energeticamente um paciente através de acupuntura, além da melhora física, sempre há também melhora na parte emocional (ansiedade, tristeza, medo, etc)”

O interessante da acupuntura é o tratamento feito na base de equilíbrio energético. A medicina tradicional chinesa considera o corpo humano como um todo. Por exemplo: um fortalecimento no baço poderia ajudar muito uma tosse que levou meses para melhorar; o desbloqueio no meridiano do intestino grosso e do baço pode ajudar a clarear manchas nas pernas; tonificar a energia de forma adequada poderia ajudar na cicatrização de pernas que demorou meses para cicatrizar.

Podemos ver alguns exemplos através seguintes depoimentos de pacientes:

1 – Depoimento de: Diva Maria Legnaioli – calor da menopausa, insônia, dor na coluna cervical, intestino preso, ansiedade, artrite e etc.:

2- Depoimento de: Solange – Braga Imóveis ( Ibiúna) – Dor de cabeça há mais de 35 anos e etc.:

E muitos outros depoimentos que podem ser encontrados neste link:

É muito importante que as pessoas tenham em mente que acupuntura é um tratamento baseado em equilíbrio energético, e ainda mais, é um processo natural: do jeito que problema vem, ele vai embora da mesma forma.

Se você está querendo procurar a ajuda através de acupuntura, primeiro, precisa entender que o imediatismo é uma das causas principais do porquê se está doente. É este mesmo imediatismo que vai gerando ansiedade, nervosismo e etc, assim, causando problemas inicialmente nos meridianos e futuramente nos órgãos.

Isso também tem outro significado importante que merece comentário: mesmo que o paciente melhore através do tratamento de acupuntura, ele precisa seguir as orientações e ter disciplina para evitar comportamentos que causem energias negativas, ou mesmo, organizar de forma mais equilibrada o seu trabalho para que não sofra com o que normalmente é chamado de stress. A pessoa pode, talvez em questão de dias ou semanas, perceber que todos aqueles sintomas negativos estão de volta novamente.

Podemos concluir então, que o tratamento de acupuntura é um processo energético, lembrando que ele não age como um remédio analgésico (de efeito temporário).

Nesse processo é necessário o paciente entender por que os sintomas estão se manifestando ( pois o fator emocional pode causar males físicos). E é preciso ter cuidado monitorando os próprios comportamentos para não causar novamente estes bloqueios. Este é um dos fatores mais importantes que ameaçam a saúde.

Por isso, normalmente aconselho aos pacientes que, após a melhora, façam aulas de Tai Chi , Meditação Taoísta e Chi Kung que são práticas que o próprio paciente pode fazer para melhorar ou restaurar sua energia através desse treinos energéticos taoístas milenares.

Seguem alguns depoimentos sobre a prática de Tai Chi, Meditação Taoísta e Chi Kung:

Depoimento de: Joji Toyama – Depoimento – Minha Experiência de Acupuntura, Tai Chi e Meditação no Centro Taoísta…: 

Depoimento de: Márcia Midori Ohta – psoríase crônica na região de Abdômen, olhos e rosto vermelhados, estresse e etc.:

Muitos outros depoimentos dos benefícios destas práticas se encontram neste link:

Por outro lado, nada cai do céu. É necessário a dedicação e a disciplina, fazendo treinos regularmente para que possamos realmente conquistar saúde e longevidade.