Estou passando por um momento de busca, busca pelo equilíbrio, busca pela calma, pela tranquilidade, busca pela saúde e principalmente pela FELICIDADE.
È preciso ser feliz para suportar as adversidades e querer viver o amanhã. Pensando nisso decidi procurar um hobby. Comecei a procurar na Internet algo que eu pudesse fazer, que me desse prazer. Sempre achei muito bonito a coreografia do tai chin, pois artes marciais sempre me fascinaram, desde a infância. E quando pesquisei a filosofia tai chi vi que saúde e equilíbrio caminham juntos.
Quando fui fazer minha primeira aula, nem imaginava como seria… Desde o primeiro dia entendi o que o Mestre Tsai. O movimento por sí só é vazio, não tem força, não tem ENERGIA, é morto, só está trabalha o músculo. Ora, musculo eu trabalho na academia há mais de 12 anos…Eu quero essa tal de energia, eu quero senti-la por todo o meu corpo, sem bloqueios e sem limites.
Comecei então busca-la. No início é bem difícil. A gente demora a se concentrar, pensamentos enchem a cabeça, a ansiedade prejudica muito, eu sabia que tinha que esvaziar a mente, mas não consiguia…. Isso tudo me causava, frustação, ansiedade, enjõo, vontade de chorar…mas tudo isso faz parte do caminho. A acupuntura ajuda a nos deixar mais calmos para conseguir fazer a meditação e os exercícios.
Até que na 3ª aula o Mestre disse : Não tenham pressa, cada um tem seu tempo, cada um tem seu rítimo e formas diferentes de se desenvolver. Não busque com insistência, apenas relaxe, descanse…
No dia seguinte, estava no trabalho e me apareceu uma dor nos ombros “tensão” quando todos saíram para o almoço eu pensei vou tentar meditar um pouco. Aí veio a surpresa !!!
Gente, é impressionante, ao me concentrar, tentar esvaziar minha mente, senti uns flashes de paz, uma coisa tão boa, uma energia tão limpa, tão positiva que é difícil explicar, mas é uma delícia de sentir, agente fica querendo mais. Quando terminei, a dor tinha sumido e eu estava calma e tranquila. Fiquei tão feliz. Nunca tinha sentido isso antes. Acredito muito em Deus, mas isso não tem nada a ver com religião.
Nesse mesmo dia a noite, cheguei em casa após o trabalho, depois de terminar as tarefas femininas e domésticas pensei: Agora vou relaxar… Esqueci o relógio, desliguei Tv, entrei no meu quarto e avisei , não estou em casa. Nesse mesmo dia consegui fazer o exercício base do tai chi, por longos minutos, sem sentir o desconforto nas pernas, sem cansar os músculos e sentindo a conexão da energia por todo meu corpo.
È incrível ! A meditação é algo que se alcança aos poucos. Primeiro é preciso querer , estar pronto para busca do equilíbrio entre o corpo e a mente. Espero ser apenas um começo de uma longa e nova forma de vida!!!!
Obrigada ao mestre Tsai e aos colegas que contribuem para meu desenvolvimento !
Abraços,
Maricélia Cunha